Tecnicintas - Cintas para Elevação de Cargas e Amarração de Cargas

Home A Empresa Produtos Segurança e Garantia Cadastro Importante Saber Loja Virtual

Padrão de Fabricação Nacional e Internacional

D:\Tecnocintas fotos\FOTOS\Elevação de cargas\cinta modelo sling 4.JPGCintas de Poliéster

Testes de ruptura realizados pelo CETEC Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, demonstram que as cintas de fabricação TECNOCINTAS possuem uma alta capacidade de absorção de força e uma confiabilidade maior em relação a movimentação de cargas pesadas.


Fator de Segurança


É a relação entre carga de ruptura mínima efetiva da cinta e a carga de trabalho (nominal).
Capacidade nominal de carga considere sempre a capacidade na posição vertical.

Características das cintas


Fator de segurança: 5:1
Cor : branca
Largura: de 25mm a 120mm
Material : 100% poliéster

Padrão fabricação conforme normas Internacional

NORMAS

A mais recente  Norma para fabricação de cintas de elevação de carga é a ABNT NBR 15637-1:2008   e ABNT NBR 15637-2:2008  , Baseadas nas normas européias prEN 1492 partes 1 e 2 de 1994, e a norma DIN 61360 partes 1 e 2 de 1986. Ambas são tecnicamente parecidas, com apenas pequenas diferenças.
Abaixo apresentamos os detalhes mais importantes destas normas no aspecto de segurança no trabalho, indicado com EN (européia)  (ABNT ) Brasil e  DIN, de qual norma se refere.


Matéria Prima

Os materiais aprovados são poliéster (PES), poliamida (PA) e polipropileno (PP). Vale salientar que estes materiais têm propriedades mecânicas e químicas bastante diferentes. Em caso de dúvidas consulte seu distribuidor ou a norma técnica. (EN/DIN/ ABNT).

Cor da Cinta/Laço

Para cada capacidade nominal de carga de trabalho existe uma cor de reconhecimento de capacidade, vide tabela abaixo. Exemplo: Cor VERDE = capacidade 2 toneladas na forma vertical. Não é permitido usar estas cores para identificação de outras capacidades, senão às indicadas na norma. (EN).

Costuras

As costuras das cintas devem ser feitas com fios do mesmo que está sendo usado na fabricação da cinta. Não se pode misturar poliéster com poliamida etc. (EN/DIN).

Reforços nos Olhais

Os olhais dobrados e costurados devem ser reforçados, devendo-se utilizar o mesmo material da cinta, ou couro. (EN/DIN).

Fator de Segurança

O fator de segurança (relação entre carga de trabalho e carga mínima de ruptura) deve ser 7:1 para cintas e laços fabricados conforme EM e  ABNT, 8:1 para normas DIN. 5:1 para normas ABNT.

Acessórios

Os acessórios a serem utilizados com cintas e laços (ganchos, anéis etc.), devem ser fabricados conforme normas EN ou DIN. (EN/DIN).

Etiqueta

É obrigatório equipar as cintas e laços com etiqueta contendo no mínimo as seguintes informações: (1) Carga máxima de trabalho na posição vertical, basket, chocker (2) Material utilizado na fabricação (PES, PA ou PP); (3) Comprimento nominal; (4) Identificação do fabricante; (5) Código de rastreabilidade; (6) Norma de fabricação. Se a cinta/laço não possuir etiqueta, ela não deve ser utilizada. As normas determinam também em que parte da cinta a etiqueta deve ser colocada.

Cor da Etiqueta

A cor da etiqueta identifica a matéria-prima com a qual a cinta/laço foi fabricada. AZUL - Poliéster; VERDE - Poliamida e MARROM - Polipropileno. Como estes materiais têm propriedades mecânicas e químicas bastante diferentes, é extremamente importante que o material seja identificado desta forma. (EN/DIN / ABNT).

Instruções de Uso

Instruções de uso correto devem ser obrigatoriamente fornecidas com a cinta/laço. (EN/DIN/ABNT).

Ensaios e Testes

As normas prescrevem ensaios nos produtos acabados. Por exemplo, para cada lote de fabricação deve-se retirar amostras aleatórias para ensaios de ruptura, certificando-se que o fator de segurança está sendo atendido. Os resultados destes testes são arquivados por 10 anos e podem ser facilmente consultados, desde que se informe o código de rastreabilidade da conta. (EN/DIN/ABNT).

D:\Tecnocintas fotos\FOTOS\Elevação de cargas\gd120x4px6,5m.jpgCaracterísticas das cintas

Fator de segurança 7:1
No caso da norma prEN 1492, o fator de segurança é de 7:1, ou seja, a carga mínima de ruptura na posição vertical é 7 vezes maior que a carga de trabalho, oferecendo assim maior segurança.

Cor de Reconhecimento

Largura mm

Violeta

30

Verde

60

Amarelo

90

Cinza

120

Vermelho

150

Marrom

180

Azul

240


Formas de carga

45231 VERTICAL
100%
312132 CHOCKER OU FORCA
80%
45645 BASKET OU CESTO
200%





Tecnocintas
Av. Dom José Gaspar, 198A
Coração Eucaristico, BH
Cep: 30535-610
Home
A Empresa
Produtos
Segurança e Garantia
Cadastro
Loja Virtual
Importante Saber
Localização
Contato
Reatos Comunicação